Política de privacidade do candidato

A SFA PORTUGAL, LDA, com sede social em SINTRA BUSINESS PARK, ED. 01-1ºP 2710-089 SINTRA, utiliza os dados recolhidos durante a análise da sua candidatura para gerir o processo de recrutamento dos seus futuros empregados.


1. Qual é a finalidade do tratamento dos seus dados?


A finalidade do tratamento efectuado pela SFA é a gestão do processo de recrutamento e/ou a celebração de um contrato de trabalho, mais especificamente: 
- Pré-seleção de candidatos: receção das candidaturas enviadas à SFA por e-mail ou correio, registo e triagem das candidaturas (incluindo CVs e cartas de apresentação em suporte papel ou digital); 
- Criação de uma base de dados de currículos (com o consentimento dos candidatos em causa); 
- Procura de candidatos: receção de candidaturas de agências de recrutamento ou plataformas de procura de emprego ; 
- Avaliação dos candidatos: avaliação da capacidade do candidato para desempenhar a função e da sua aptidão profissional através do tratamento das informações recolhidas durante as entrevistas (à distância ou presenciais);
- Criação de ficheiros administrativos para os candidatos selecionados.


2. Que categorias de dados serão recolhidas e tratadas?


Para cumprir estas finalidades, durante a fase de seleção, apenas serão solicitadas as informações pessoais estritamente necessárias para avaliar a sua adequação ao emprego proposto ou para medir a sua aptidão profissional. 
Para o efeito, para além dos dados que nos permitem identificá-lo (estado civil, endereço eletrónico, número de telefone), solicitar-lhe-emos dados relativos às qualificações que obteve, às suas referências profissionais, à sua experiência profissional e às suas competências e aptidões profissionais em relação ao lugar proposto. O não fornecimento destas informações impossibilitará a participação do candidato no processo de recrutamento. 
Com base no seu consentimento, podemos recolher dados relativos ao seu reconhecimento como trabalhador com deficiência (RQTH). 
Se a sua candidatura for aceite, solicitaremos as informações e os documentos comprovativos necessários para cumprir as formalidades exigidas. O fornecimento destas informações é uma condição prévia para a celebração de um contrato de trabalho para os candidatos selecionados. Certas categorias de informações e documentos (como o seu número de segurança social) são obrigatórias. Por conseguinte, o não fornecimento destas informações impedirá a celebração do contrato de trabalho.
Os seus dados são recolhidos diretamente junto de si ou indiretamente através de terceiros (sítios Web de emprego, agências de recrutamento).


3. Durante quanto tempo serão conservados os seus dados?


Os dados relativos aos candidatos selecionados serão incluídos no seu processo administrativo e serão conservados durante o período de retenção aplicável (ou seja, até cinco anos após o termo da relação de trabalho para efeitos de prova). 
No final do processo de recrutamento, os dados relativos aos candidatos não selecionados serão conservados durante três meses para que estes possam obter uma explicação dos motivos que levaram a esta decisão.
Com o seu consentimento, os dados dos candidatos não selecionados serão conservados durante dois anos a contar da data do último contacto. O objetivo é manter uma biblioteca de CV e, eventualmente, oferecer-lhes novas oportunidades de emprego.


4. Quem tem acesso aos dados recolhidos durante a análise da sua candidatura?


A sua candidatura será tratada de forma confidencial. Apenas os responsáveis dos serviços interessados na sua candidatura (Direção Geral, Assistentes Executivos, Chefe de Recrutamento, Departamento de Recursos Humanos) têm acesso aos dados pessoais contidos no seu processo. 
Se o processo de recrutamento for bem sucedido, o departamento de Recursos Humanos terá de partilhar algumas das informações recolhidas com as organizações relevantes envolvidas no seu emprego (como o seguro de desemprego, o seguro de saúde, a reforma e o seguro mútuo).


5. Quais são os seus direitos e como os pode exercer?


No que diz respeito aos seus dados pessoais tratados com base em interesses legítimos, tem o direito de acesso e retificação, apagamento e limitação do tratamento. 
No que diz respeito aos seus dados pessoais tratados com base na execução do contrato e em medidas pré-contratuais, tem o direito de se opor ao tratamento, ao acesso e à retificação, ao apagamento e à limitação do tratamento, bem como o direito à portabilidade dos seus dados. 
Tem também o direito de definir diretivas relativas à utilização dos seus dados após a sua morte. 
Se tiver alguma dúvida sobre a proteção dos seus dados ou se desejar exercer os seus direitos, pode contactar o responsável pela proteção de dados da SFA no seguinte endereço postal 41bis avenue Bosquet, 75007 Paris, ou por correio eletrónico em [email protected].


6. Actualizações da presente política


A SFA pode alterar, complementar ou atualizar a presente política a qualquer momento, a fim de ter em conta alterações legislativas, regulamentares e/ou jurisprudenciais, alterações das caraterísticas das actividades de tratamento ou a implementação de novas actividades de tratamento. 
O utilizador será notificado de quaisquer actualizações substanciais.


Última modificação em: 21 de fevereiro de 2025